31 de janeiro de 2005

A propósito de

Hoje a minha avó fez 90 anos. Para quem dizia que não via a filha criada, bem que o destino lhe trocou as voltas. Confessou-me assim meio supreendida que não esperava por chegar a tal acontecimento: "mas porque seria, que eu havia de chegar a esta idade?! "

Estava linda. E tão querida.
Andava toda ansiosa com as visitas " ai Ana e se eu não estou lá" " ai, deixa-me ir fazer o chá." Só ais para aqui e para acolá. As sobrinhas nestes dias, passam por lá a dar-lhe mimos, e acabam sempre a contar histórias de quando eram miúdas.

Fiquei a saber que o meu avô lhes oferecia rebuçados no Natal. E que no Verão comprava bolos na praia, para a minha mãe e os sobrinhos. Acho que gostavam muito dele.
Fiquei cheinha de saudades. Ainda agora que escrevo isto, consigo ouvi-lo a chamar-me "anda cá netinha."
Quando era miuda andava com ele para todo o lado. Acho que tinha 4 anos quando me ensinou a assobiar. E 6 quando aprendi a andar de bicicleta. Ia-me buscar à escola, dava-me a sopa, levava-me à natação, e dava grandes passeios comigo.

É muito bom ouvir contar histórias daqueles que gostamos.
Acho que é por isso que gosto tanto de fotografias.



Têm sempre qualquer coisa para dizer, mesmo quando nós já nem nos lembramos.

0 comentários: